ASSINE NOSSA NEWSLETTER!!

x

Imbolc

01 de agosto (H.Sul) - 02 de fevereiro (H. Norte)
Imbolc marca o ponto intermediário entre Solstício de Inverno e o Equinócio de Primavera

No Sabbat de Imbolc nossas raízes celebravam em gratidão a Terra e aos Deuses a proteção, cura e resistência da vida pelo período gélido do inverno. Mais um momento de puro aprendizado pela prática vivida, resultando possibilidades maiores no alvorecer do girar da Roda cíclica fidelizando as bases sólidas na consciência, para que os "sacrifícios" do tempo recluso não se repetissem mais - desapego fora a lição maior!

Todas as experiência sentidas e vividas: baixas das criações que não suportaram o frio ou que foram sacrificados para o abastecimento as mesas, que por má estratégia não sorveram de uma colheita suficiente, das perdas humanas em razão de patologias por má adequação das instalações e condições sanitárias, da fome e entre outras razões inerentes da falta de conhecimento... representavam pela prática, o fechamento do ciclo passado na sabedoria adquirida.

A Natureza Ensina
Ciclos oferecem resultados

A expressão de reconhecimento e aprendizado era exclusiva em Imbolc, haja vista que todos os Sabbats giram em torno do momento ao período árido da Terra.

Sem estratégia para vencer Yule, não há vida em Imbolc!

Razão pelo qual elevados no conhecimento de que a Luz sempre sobrepõe a escuridão,
o momento era impresso no "adeus" à parte mais difícil do ano.

Cientes de que o Sol Nascente seguia em seu processo de crescimento, e que a Terra exigia sua manutenção para que as culturas pudessem brotar em abundância novamente para o abastecer das necessidades de todos os reinos de sua criação... nossos ancestrais também regidos pela ansiedade da Vida, cumpriam suas missões no oferecer das mãos ao labor da terra.

Em Imbolc o Elemento Ar inicia sua espiral maior varrendo a Terra no dispersar do medo à liberdade do renascimento. Mesmo que os campos estivessem cinzas, que as matas ainda fossem apenas galhos no oferecer resquícios da pouca sombra inda fraca da Luz solar, não aquecendo as noites no abrigar de suas crias, é o AR que pré-anuncia a abundância das cores, da alegria e da vida pujante do Equinócio de Primavera. A promessa do renascimento estava cumprida pela ordem natural da existência! A Terra descortinava seus véus convidando a todos para saírem de seus abrigos no contemplar do valor à resistência.

VALEU A PENA!

A seiva vital mostrava sua face, e por ela era chegado o momento necessário de zelar.
A Terra começava a descongelar e as matas iniciavam o processo de refazimento.

MENSAGEM DE IMBOLC AOS ZELADORES DA ORDEM...
A vida continua pura e liberta, independente dos momentos.

A CELEBRAÇÃO

Imbolc originariamente na mitologia irlandesa é celebrado pela regência da Deusa Brigid, pertencente ao Reino dos Tuatha Dé Danann - integrante do Reino Feérico. Brigid é a Deusa Solar Tríplice que em Imbolc se apresenta na face Donzela, oferecendo o poder da Vida plena e absoluta:

  • Traz a cura pelas sementes no brotar contínuo na Terra;
  • O fim do medo e da ilusão espiralados pelo Ar;
  • A coragem da força ao renascimento pelo poder do Fogo;
  • O resgate as verdades imutáveis dos caminhos a liberdade, abundância e felicidade advinda das fontes puras de toda Água.

O Sabbat de Imbolc através da natureza, fideliza a comprovação das verdades sagradas que jamais deveriam cair no esquecimento...

  • Ter esperança da semente;
  • Ter força e responsabilidade em seu recolhimento e honra pelo permitido;
  • Ter determinação da atitude da semeadura ao solo fértil;
  • Ter zelo pelo período de gestação para que o crescimento seja harmônico com a Luz restauradora;
  • Ter estratégia ao momento correto há colheita;
  • Ter sabedoria e humildade na capacidade do amor em unidade. 

Verdades que na dormência consciente resultaria aos sacrifícios, pois que foram testemunhas da ânsia insaciável da Vida pela sua liberdade definida.

Por esta correspondência, todos os aspectos do Sabbat eram regidos em atividades ritualizadas, convertidas explicitamente no aspecto feminino e não masculino - dado as mulheres o comando de toda a preparação do Sabbat. Orientadas pelas anciãs, as donzelas organizavam as moradas para o receber na noite que antecedia o Sabbat, as bênçãos e proteção da Deusa regente. Em reverência, evocavam sua energia na esperança da prevenção às diversidades do período de transição, no promover da saúde, da fertilidade, do bem-estar da família e as criações, na abundância da terra, no poder da criatividade, beleza, alegria e Amor Maior. Na data do Sabbat, as famílias brindavam na ardente e calorosa chama de suas lareiras que também eram sagradas, o fim do velho ciclo e o poder da renovação de toda a vida.

Visite nossa Loja...

Loading…

O FESTIVAL CELTA

Imbolc tomou forma de festival somente depois da interferência do cristianismo (453 dC). Na ânsia pretenciosa e absoluta do monopólio patriarcal pós a implantação da ditadura em nome de um Deus único, a liberdade da fé e crenças foram literalmente roubadas e caladas nas expressões de nossos irmãos ancestrais. Para que houvesse maior aceitação de seus "novos  discípulos”, e porque não falar em menos baixa de mão de obra e resgates de tributos... a igreja primitiva vinculou em seu calendário a canonização da "Santa Brígida", associando-a por:

  • Padroeira do trabalho agrícola e do gado;
  • Protetora da casa contra incêndios, calamidades;
  • Protetora dos encantos das fadas;
  • A mãe adotiva de Cristo.

Por esta associação Deusa Brigid deixa de reger o Sabbat de Imbolc ante os dogmas cristãos e se torna a Santa Brígida. Consequentemente, o Sabbat de Imbolc deixa de ser uma celebração particular e torna-se uma atividade social/cristã com nova nomenclatura... o Festival de Candlemas (Festival da Candelária). Prática seguida desde a idade média até os dias atuais, onde seus seguidores em procissão pelas ruas, munidos de velas e lanternas louvam Santa Brígida pedindo pelo amparo da iluminação e restauração aos novos caminhos.

Ao longo dos séculos a celebração sofreu variações em nomenclaturas e conceitos, porém a essência maior de Brigid integra naturalmente e excepcionalmente... a Força Sagrada de nossa memória interna. A verdade é imutável e intransferível, entretanto ela é flexível - tudo depende do ponto de vista que levamos os acessos até ela.

IMBOLC CELEBRA O NOVO COMEÇO!

Celebramos neste Sabbat a restauração de nosso interior. O ADEUS aos velhos conceitos, aos vícios degenerados, as velhas ideias não impressas - tudo o que não foi favorável no proporcionar de uma colheita farta. Imbolc é a impressão tácita na prática da teoria do conhecimento: o revelar dos sinais enviados através da memória interna e sagrada que todos nós possuímos. Período em que é Lei Sagrada...

  • Olharmos para trás e fecharmos todas as portas do que não nos pertence mais;
  • Momento de gratidão pelo que foi vivido
  • Do resgate da certeza de seguir adiante, porque a missão tem de ser executada!
    Se for negada o velho conceito viciado voltará em dose maior, e o que foi em sacrifício no ciclo passado será fatal no presente.

A Roda Anual é um ciclo eterno cósmico, no entanto ela está dentro de cada universo próprio. Se não houver planejamento, estratégia e escolha perfeita, jamais possibilitará a liberdade da conquista e muito menos a blindagem às alianças da ilusão!

A energia da Deusa achega espiralando o resgate às sementes maculadas da verdade. Abre os Portais da sabedoria, o acesso a fonte da cura física, a desobstrução aos caminhos do coração, a queda de todos os véus holográficos que ocasionam a dormência da consciência.

A REVELAÇÃO DA SABEDORIA INTERNA

O RELIGARE COM A PRÓPRIA ENERGIA!
O momento em poder cósmico do acesso a força do...
EU SOU
A oportunidade do resgate da Verdade Imutável e Sagrada da Lei Maior da Vida.

Somente neste norte com o sopro do Sul e a proteção do leste e Oeste, podemos trilhar na busca ao estado de ESTAR e TER.
Nada mais que a UNIÃO da força motriz ao poder próprio, para a sustentação do QUERER desapegada da ilusão.

SE SOU, EU ESTOU E SE ESTOU EU TENHO!
Nada vale o externo se negarmos nossa competência.

SIMBOLOGIAS DE IMBOLC

CRUZ DE BRIGID
Quatro raios unidos por um eixo central simbolizando o movimento espiral, foi a impressão intuída pelos ancestrais no aspecto evocado à Deusa regente do Sabbat.

A Cruz de Brigid representa o campo magnético que está alinhado ao eixo de rotação da Terra. Um conjunto estelar que se intercala no girar de cada equinócio na Terra vibrando o magneto das Torres de Observação e Orientação do Sul, Norte, Leste e Oeste. Nada mais que a interseção estelar de Alpha, Beta, Gamma e Delta. Astronomicamente identificamos essa formação na galáxia espiral conhecida por Via Láctea, da qual nosso Sistema Solar faz parte. Portanto, muito antes de qualquer navegador ou astrônomo, a identificação do "Cruzeiro do Sul" e sua correspondência fora entregue aos nossos ancestrais para que se inteirassem de que não estavam sozinhos. Havia entre eles um poder cósmico vibrando na determinação do equilíbrio, proteção, na cura central e prosperidade de toda a vida terrena. Para nossas raízes a ordenação divina foi distinta: "Faça que eu te ajudo!" Simplificando... "Represente a Ordem, que as estrelas lhe darão o prometido".

Como a celebração era inerente ao aspecto feminino, as mulheres confeccionavam artesanalmente a Cruz de Brigid através de ramos e palhas da cultura na época, e designavam como sigilo decretado o escudo de proteção e equilíbrio em suas moradas e a tudo que dela pertencia. Por terem a ciência que os ciclos eram rotativos, também sabiam que a Cruz de Brigid não era permanente. Nessa ordem, zelavam na ordenação da responsabilidade e Fé durante todo o girar da Roda Cíclica até o próximo Sabbat de Imbolc, para que nas Chamas Sagradas fosse substituída pela Cruz renovada.

O FOGO
O Fogo representa a Luz da restauração, a identificação das estrelas no Cosmo, o brilho de todas as coisas vivas. Na mitologia irlandesa, Brigid é a flecha do fogo, a chama eterna acesa do Caldeirão Sagrado que também representa o Poder da Criação de Toda a Vida, e está associada a Luz pura e intocável que saúda os orbes cíclicos do Universo.

Apesar da celebração de Imbolc estar no aspecto feminino, a Deusa trás o valor da UNIDADE. A vitalidade e força da energia no estado UNO da fertilidade e da liberdade. As Chamas em Imbolc representam a união do Sol renascido (masculino) com os encantos, sabedoria e força da Deusa Donzela (feminino), deixando na Terra a verdade imutável...

NÃO EXISTE FORÇA SEM GESTAÇÃO.
NÃO EXISTE FILHO SEM ÚTERO.
NÃO EXISTE RENASCIMENTO SEM O DESEJO
DAQUELA QUE TEM O PODER DA VIDA!

Em Imbolc temos a imensurável e inatingível força ao poder da extinção de qualquer aliança que não seja a restauração e o equilíbrio da Vida.

A SERPENTE
Deusa Brigid é associada a serpente hibernante que desperta e emerge em Imbolc. Para nossos ancestrais as serpentes eram associadas ao movimento cíclico ascendente e descendente, que ao se entrelaçarem, encontram-se no eixo da seiva vital eterna. Desperta em Imbolc a serpente oferece os caminhos infinitos ao poder da iluminação, cura e inspiração para o percorrer dos caminhos que levarão aos jardins encantados de todas as cores e sabores do próximo ciclo da Primavera, e quiçá de todos os demais sem que haja mais sacrifícios.

CORRESPONDÊNCIAS/CÍCLICA

  • Incensos: sândalo, cravo ou canela...
  • Cores: branco, prata, verde, laranja, rosa.
  • Pedras: quartzo rosa, granada, amazonita, citrino, pedra do Sol...
  • Ervas: blackberry, gengibre, angélica, manjericão, louro, benjoim, mirra, salgueiro e flores naturais...
  • Alimentos: todas as culturas derivadas do leite.
  • Bebidas: vinho, leite, cerveja e chás.

Referências: Druidas irlandeses e antigas religiões irlandesas por James Bonwick, Carmina Gadelica de Alexander Carmichael, Celtic Women de Peter Berresford Ellis ISBN 0-8028-3808-1, The Folklore of the Scottish Highlands por Anne Ross, ISBN 0-87471- 836-8, The Constellations Crux, Boundary - International Astronomical Union e

VEJA MAIS EM...

Litha - Lammas - Mabon - Beltane - Yule - Imbolc - Ostara - Samhain

Blessed Imbolc

Última modificação emTerça, 28 Novembro 2023 04:24
Simone G. Pedrolli

Guia da ascensão em missão da Luz e dos caminhos a transformação da consciência imantada pelos "Decretos Divinos".

Deixe um comentário